sexta-feira, 23 de abril de 2010

Trabalho em equipe: todos a favor da causa.

Com o surgimento das indústrias, a manufatura (confecção de um produto artesanal) foi deixada de lado, pois era necessária grande quantidade de mão de obra para trabalhar com máquinas, sendo que, cada pessoa realizava a parte de um todo de um determinado produto, isto ocorria através da linha de produção e que era coordenado por um supervisor.
Nos dias atuais, não mudou muita coisa, vários estudos foram realizados e aprimorados, indicando que o trabalho em equipe ou em grupo, gera um resultado satisfatório para a empresa. Claro que as conquistas na forma de trabalho foram maiores e estas vêm mudando gradativamente conforme os dias que se passam.
“O profissional do futuro deve, sobretudo, saber trabalhar em equipe". Ter bom relacionamento com os colegas, saber ouvir, opinar e discutir idéias, são características de quem possui esse talento. Quem está no mercado de trabalho já há algum tempo sabe que, ainda que surjam conflitos, duas cabeças pensam melhor do que uma.
As empresas já traçam suas metas e expõem a todos, para que destas fiquem claras e os colaboradores busquem por resultados.
Para desenvolver uma equipe é necessário conhecer as competências de cada individuo, para assinar desenvolver afinidades, com objetivos de formar um grupo com boa interação, claro que há casos que muitos não se conhecem e que aprendem a conviver com conflitos, pois é necessário saber escutar o próximo e saber entender a opinião contrária como uma crítica construtiva.
A equipe que está a favor da causa, consegue alcançar os objetivos desejados, organizar o grupo, repassar informações, pois cada qual oferece a sua contribuição para poder chegar ao resultado desejado, e devido a integração do grupo com o meio, a causa fica bem fácil, ou seja, todos sabem o que devem fazer, surgindo uma sinergia entre o grupo.
Para o alcance da sinergia são necessários alguns treinamentos, boa comunicação, organização e o aprendizado, ou seja, todos devem estar empenhados, para que o futuro seja avaliado com um bom desempenho levando a satisfação.
Observa-se que para ter um bom trabalho em grupo é necessário planejar – definir o que é importante, ser flexível – saber ouvir a opinião do outro, expor pensamentos idéias, ser participativo – querendo saber como está o andamento do trabalho, sabendo se alguém precisa de ajuda ou não, ou até mesmo pedindo ajuda caso esteja com alguma dificuldade e o primordial trabalhar – saber que o trabalho é para todos e que todos devem dar a sua colaboração e cumprir com o que está planejado.
Precisa-se saber para se dar bem numa empresa que prioriza o coletivo é fazer uma distinção clara do que é trabalho em grupo e trabalho em equipe. "Equipe quer dizer comprometimento. Trata-se de um grupo de pessoas com um objetivo comum que batalham por sua conquista e respeita as características e competências individuais de cada um. Um não se sobrepõe ao outro. Trabalham em conjunto, aproveitam o que cada um tem a oferecer, ao contrário do que acontece em um grupo sem foco, sem objetivo". Observa-se também que o trabalho em equipe é satisfatório, devido o compartilha de conhecimento e experiência cada individuo da equipe.

Kátia Buratto
Tayse B. Orige

Nenhum comentário:

Postar um comentário