sexta-feira, 23 de abril de 2010

Liderança - Chefe X Líder

A boa liderança é fundamental para os negócios, para o governo e para os diversos grupos e organizações que envolvem nosso modo de viver.
As organizações enquanto sistema técnico e social precisam de membros ativos, de atitudes, de alguém que possa organizar, responder por cada ou diversos setores em busca do melhor desempenho da empresa e que ela possa levar seu nome e prestação de serviços adiante.
Todas as empresas precisam da divisão do trabalho, o que permite superar as limitações individuais na eficiência nos serviços prestados, contando com a competência de cada um, jamais esquecendo, que embora cada um desempenhe seu papel, é necessário que todos conheçam a empresa como um todo, sabendo de todas as funções, ao menos um pouco de cada.
Com a divisão do trabalho surge também a hierarquia, o que divide a empresa em setores. Cada colaborador tem a sua potencialidade, assim como os diretores são especializados em dirigir a empresa, cabe a um chefe de setor desempenhar este cargo pelo fato de estar apto para aquela função. A partir daí que surge os papéis de Chefe X Líder.
Faz-se necessário a todo responsável de setor que o mesmo consiga comprometimento de todos. Não é mandando que se consegue superação de alguém, não é tratando mal que nossos pedidos são aceitos. Há pessoas que abusam da autoridade, à elas é denominado responsabilidade mas não é com estes comportamentos incorretos que os objetivos serão atingidos e ficará livre das responsabilidades.
Este comportamento é de chefia, aquela pessoa que quando vira as costas todos querem que suma, é aquele que quando chega na empresa ao invés das pessoas ficarem felizes com a presença perguntam-se no seu interno: “Por que veio, era melhor ter ficado em casa”.
Já o líder é aquele que tem no seu vocabulário a expressão: “Por favor; Obrigado; Muito bem; Bom dia; Vamos; Somos; Queremos e Não vou; Sou; Quero...” Pessoas assim conseguem de seus companheiros o comprometimento e não a omissão.
Comportamentos como esses nós vemos todos os dias, e vemos também qual dos dois comportamentos soa melhor aos nossos ouvidos. A pessoa que consegue comprometimento de alguém hoje se torna especial, é de pessoas assim que as organizações precisam, pessoas extremamente eficazes nas tarefas que executam e que analisam as organizações como sistemas, e não como um regime fechado onde ninguém tem voz e nem vez, somente executam tarefas de forma mecanizada, sem olhar para o lado e ver que ali há pessoas envolvidas.
Sendo assim, nas organizações as lideranças podem ser atribuídas a qualquer pessoa, no interior de um grupo ou por indicação formal, mas é necessário demonstrar as atitudes e comportamentos individuais de um líder. É preciso que estes se caracterizem como cooperadores, pois há necessidade suas quanto aos objetivos, políticas e missão da organização.
Vivemos em uma sociedade composta por todo tipo de pessoas, cada qual com seus limites e potencialidades, mas devemos respeitá-las e principalmente ouvi-las. A interação dentro de uma empresa é tudo, o trabalho em equipe só faz a empresa crescer.
Cada pessoa tem algo a acrescentar, cabe ao chefe podar, bloquear a idéia, é onde a pessoa se sente pressionada a produzir, sem abertura de espaço para suas idéias, gerando a falta de motivação e a insatisfação com o trabalho; ao contrario, cabe ao líder ouvi-la e se acaso não puder ser utilizada naquele momento absolvê-la, pois um próximo momento poderá valer de muito a empresa, isso leva a pessoa a produzir de forma cativante, criativa, com satisfação, colaborando com a qualidade e a expansão do negócio.


Rosiane Ferreira Costa
Tatiani da Silva Savi

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