sábado, 24 de abril de 2010

Só sei que nada sou

Hoje muitas organizações formam equipes que teoricamente não possui um líder, equipes essas que trabalham de forma democrática. Porem sabe que mesmo adotando esse sistema democrático as equipes elegem naturalmente um líder, que quase sempre é a pessoa que se destaca dentro de um grupo, é a pessoa na quais os membros da equipe possuem mais afinidade e confiam no trabalho e porque não dizer que confiam no caráter, que confiam no individuo.

Falando de uma experiência profissional, trabalhava em uma equipe que não possuía um líder definido, precisávamos definir uma pessoa para o cargo. A definição do líder ficou por conta da equipe que escolheu justamente a pessoa que mais se destacava no grupo, se destacava em conhecimento técnico e no relacionamento interpessoal. A partir do momento que foi eleito como líder, sua postura mudou, o tão amado líder informal começou a tomar atitudes que não mais agradavam a equipe que antes era consultada para tudo. Foi como se toda a responsabilidade tivesse sido tirada da equipe e passasse a ser exclusivamente do novo Líder, com isso a pressão aumentou já não se tinha mais dentro da equipe pessoas motivadas com a causa, mas sim pessoas pressionadas a atingir os resultados.

Tudo se individualizou, intriga, fofoca, desunião, situações que não víamos antes começaram a surgir, consequentemente os resultados já não eram mais os mesmos, a equipe que não mais era unida a um objetivo comum era pressionada ainda mais pelo líder que queria resultado, enfim, a equipe perdeu pessoas, o líder não conseguiu passar pela experiência proposta pela empresa ao novo cargo e a empresa teve que arcar com os danos de não ter escolhido um líder que estivesse preparado.

Para algumas pessoas tornar-se líder é como ser superiores, seus subordinados devem obedecer a suas ordens sem questionar, costumo dizer que o sangue dessas pessoas muda de cor, fica azul!

Para assumir uma equipe o líder deve estar preparado, para que assim, não traga desgastes desnecessários. Muitas empresas contratam jovens e vão moldando esses colaboradores para futuramente assumir a posição de liderança, o que diminui bastante os riscos. Lideres que estão preparados sabem como chamar sua equipe para a batalha e estão juntos da equipe apoiando e treinando nas horas de turbulência.

O líder que acha que sua equipe só funciona enquanto ele está presente, deve rever seus conceitos, pois sua equipe é reflexo de sua liderança, geralmente esse tipo de líder não se da ao luxo nem de tirar férias, se você perguntar a um líder desses qual foi a ultima vez que ele tirou férias ele vai dizer que não pode tirar férias, que o barco afunda se ele não estiver na realidade essas pessoas tem um pouco de medo de que se caso se ausentarem outra pessoa pode fazer um trabalho melhor e tirar o seu lugar.

Na realidade o líder deve treinar alguém para substituí-lo, enquanto ele não fizer isso ele será bem mais operacional e terá um desgaste bem maior de seu tempo cuidando de situações que poderiam ser resolvidas por um trainee.

Uma liderança pode fazer a empresa crescer ou afundar, o líder é tido como exemplo para os colaboradores, por isso deve ter uma postura de acordo com as políticas da organização. O Líder é o exemplo e seu comportamento deve ser modelo para influenciar positivamente os colaboradores

O líder corporativo é dotado de uma história até chegar à posição principal em uma equipe, seja por mérito, por falta de opção ou mesmo por apadrinhamento, ele é o indivíduo que possui poder mesmo que momentaneamente sobre os seus comandados que, de uma forma ou de outra, devem obedece-lo.

Liderança e poder a tempos fascinam grandes mentes, a vaidade e força de estar no comando tornam-se o santo gral e movimentam a cobiça do homem.

Quando uma liderança é imposta ou hierárquica existe uma racionalidade, pois alguém foi colocado e mais que isso, alguém precisa nortear, cobrar e relatar resultados.

Hoje muitos querem ser independentes, ter o poder de fazer o que quiser na hora em que mais lhe for conveniente. O crescente número de empresas sendo regurgitadas no mercado mostra que essa independência tem um custo. Ser o manda chuva pode trazer muito mais complicações do que se imagina, já que 7 de 10 empresas novas morrem até seus cinco anos de vidas.

Liderar seu próprio negócio, apesar de parecer fácil, exige disciplina, sacrifício e dedicação que muitos não estão dispostos a praticar. Os novos empresários saem de seus cargos querendo independência em sua empresa sem saber que dependem do próprio suor, pois quando se está em equipe à complementação dos colegas faz uma grande diferença no resultado.

Os líderes estão em toda parte, seja em grandes multinacionais ou no futebol de final de semana, aprender a trabalhar com eles ou se tornar um, faz parte de uma bagagem que cada indivíduo carrega em sua trajetória de vida.

Dupla: Gabriel Estevão da Silva e João Batista Correa Baesso Catarina

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