quinta-feira, 22 de abril de 2010

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, PESSOAL E NA APRENDIZAGEM

A palavra motivação vem do latin motivus, relativo a movimento, coisa móvel. Quem motiva uma pessoa provoca nela um novo ânimo e ela começa a agir em busca de novos horizontes, de novas conquistas.


Abaixo descrevemos motivação em três áreas: trabalho, pessoal e apredizagem.





Motivação no Trabalho:





Nas grandes organizações, as pessoas devem trabalhar cumprindo ordens que podem não entender nem aprovar, no entanto para que tenhamos funcionários motivados, é preciso fazer com que ele se sinta satisfeito em seu ambiente de trabalho.





As pessoas se motivam de acordo com duas necessidades e num mesmo grupo cada membro pode ter um motivo diferente do outro para motivar-se.





Concluimos que não existe fórmula única para motivarmos a todos, e temos que tratar cada indivíduo de forma a atingir seus desejos e necessidades.





Motivação Pessoal:



Discorre o texto analisado sobre a importância de um projeto pessoal de vida, ou seja, o estabelecimento de metas. Ressalta que esse projeto deve começar com um desejo de "estar melhor", contruindo-se uma estratégia para poder atingí-lo, estabelecendo como premissa uma mudança ou uma adaptação, na forma de como pensamos e agimos. Da ênfase à importância do positivismo, da dedicação e da persistência, entre outras, para sucesso, indicando ainda alguns dos obstáculos a superar, entre eles o negativismo, o pessimismo, a soberba e a resitência.

http://www.youtube.com/watch?v=_-rZIdnKHPE&feature=related


Há, na nossa forma de pensar, grande identificação com a do autor. Isso porque acredito que, para a felicidade pessoal ou profissional, há que se ter traçado um projeto pessoal de vida, que traga em sua essência tudo aquilo que almejamos. Porém, na maioria das vezes a mudança é necessária e difícil, quando se está com pouca auto-estima. Para obter a motivação nesses casos existem várias formas, entre elas cercar-se de pessoas e coisas positivas, acreditar, ter fé. Todas são vitais, porém se não dermos o primeiro passo em direção à execução do nosso objetivo pessoal, a mudança não acontecerá.





Motivação na Aprendizagem:




Segundo Cássia Ravena Mulin de Assis, professora da educação superior, em um dos seus artigos para a revista especializada em educação, descreve quais características que um profissional deve ter para motivar e ao mesmo tempo educar seus alunos. Para isso o professor deve descobrir estratégias e recursos para fazer com que o aluno possa aprender. A utilização de recursos como músicas, apresentação em projetores multimídia, dinâmicas de grupo, podem fazer a diferença para que o aluno seja estimulado no dia-a-dia acadêmico.

http://www.youtube.com/watch?v=ZJixT8CT7Lc

Por Lucian Luiz: "Um dos maiores desafios das universidades privadas hoje no Brasil segundo a FGV, Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro é manter seu quadro de alunos matriculados até o final do curso, a rotatividade nesse seguimento do mercado é muito alto segundo a pesquisa 34% dos alunos se afastam das salas de aula porque realmente não estão sendo motivados a continuar em sua carreira pelos professores e pela Universidade como um todo, isso é uma prova da importância da motivação efetuada pela universidade no cotidiano do aluno. O aluno em muitas vezes prefere aprender com maneiras mais dinâmicas e espontâneas. É claro que não se pode deixar o embasamento teórico de lado já que só assim o aluno terá mais o "pé no chão" ao entrar no mercado que esta cada vêz mais competitivo tornando-se inclusive um diferencial, talvez a fórmula correta seria conciliar dinamismo e embasamento ao mesmo tempo fazendo com que o aluno tenha interação com o cotidiano acadêmico. O papel da Universidade é suprir as necessidades do aluno e fornecer o conhecimento necessário para a formação de um profissional. Se a universidade, escola, ou qualquer instituição de ensino fornecer para o mercado profissionais motivados, será assim um dos principais diferenciais das intituições pois além de um profissional extremamente técnico e teórico o mercado necessita de motivadores, sejam de equipes, de empresas, enfim em todas as áreas do conhecimento.


Denise de Almeida

Geovânio Batista André

Lucian Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário