quinta-feira, 22 de abril de 2010

Liderança – Poder ou Autoridade?

A liderança eficaz envolve poder ou autoridade? Com certeza existem muitos pontos a serem discutidos sobre essa questão, pois quando falamos sobre liderança estamos envolvendo muitas habilidades e competências.
Quando falamos sobre liderança também entramos na questão de que a liderança pode se apresentar de maneira formal ou informal. Formal quando é obtida através de um cargo denominados como: chefes, gestores, líderes, coordenadores, supervisores etc. E de maneira informal quando a pessoa exerce liderança sobre outras pessoas, mais não tem um cargo para isso. Então necessariamente a pessoa não precisa ter um cargo para apresentar posturas e características de um líder.
Atualmente é um grande desafio obter uma liderança de sucesso, liderando pessoas diferentes, que tem culturas diferentes, interesses pessoais e profissionais muitas vezes discrepantes. E administrando as diferenças e conflitos fazer a adequação de cada pessoa a seu cargo, para assim formar uma equipe que se comprometa com objetivos comuns.
Segundo as mais diversas leituras realizadas sobre o assunto, a liderança requer o uso da autoridade e não do poder.
O poder nos permite utilizar a capacidade de trabalho das pessoas em troca de algum benefício; porém, não garante que haja comprometimento, excelência e criatividade, porque estas atitudes são voluntárias. A postura de um líder que exerce somente poder sobre as pessoas, gera também um clima de insegurança na equipe. Pois como não se estabelece uma relação de confiança e sim de medo, as pessoas não repassam informações, problemas e frustrações ao líder, por temerem sua reação ou até punições.
Já a autoridade é conquistada quando se é um verdadeiro líder, quando este consegue verdadeiramente exercer uma das principais habilidades da liderança que é influenciar pessoas, fazendo que as pessoas realizem suas tarefas sem se sentirem forçadas a executá-las.
Uma característica essencial do líder e ter a percepção do impacto de suas ações e comportamentos sobre as pessoas as quais lidera, pois a forma como ele se mostra vai influenciar na conquista da confiança, por parte dos liderados.
A confiança é a base para um bom relacionamento. E somente conseguimos conquistar a confiança das pessoas, principalmente dentro de uma equipe, através do exemplo e da coerência entre discurso e prática. Nessa relação de confiança a questão de saber ouvir e manter um espaço de liberdade para o diálogo é de extrema importância.
Outro ponto imprescindível nos líderes de sucesso é a empatia. Quando sabemos nos colocar no lugar do outro, conseguimos tomar uma decisão mais justa, baseada no respeito. A autoridade traz automaticamente consigo a admiração e o comprometimento dos liderados.
Mas qual o segredo para ter todas estas habilidades? Como podemos desenvolver estas características de modo a intervir positivamente em nossa equipe?
Antes de “tentar” desempenhar um cargo de liderança, é necessário que saibamos administrar nossas próprias competências, para isso, é preciso nos recolher para dentro de nós mesmos e buscar o autoconhecimento, ou seja, fazer a gestão de nós mesmos.
É fundamental que saibamos nossos limites, que sejamos autoconfiantes, seguros e firmes de nossas idéias, evitando que contradições abalem nossa forma de pensar e até de agir. È um misto de construção de si mesmo com habilidades construídas à partir de informações e conhecimentos de mercado. A busca do equilíbrio emocional pode trazer grandes evoluções na postura de um líder.
O que podemos observar, é que as vezes, buscamos muitas informações no meio externo, porém na hora de botar em prática, no dia-a-dia, a coisa não acontece. Existe um bloqueio que impede de “externar” tudo aquilo que foi visto. Isso ocorre muitas vezes por causa da insegurança. A chave está em saber como lidar com a insegurança, para isso é preciso conhecer-se, saber nosso limite, eliminar as barreiras que podem nos afastar do sucesso.
Antes de tentarmos influenciar uma equipe, sendo humilde, servindo, identificando as necessidades do grupo, buscando o respeito e a admiração de todos, precisamos sentir tudo isso por nós mesmos.

Liderar é influenciar. É conquistar. É administrar individualidades.

Joziani S. Marcos Rodrigues
Rita de Cassia Marcolino Tomé
Rosiane Alcides'

Nenhum comentário:

Postar um comentário