sexta-feira, 23 de abril de 2010

Liderança Inerente

A discussão em torno do tema “liderança” traz à tona, os motivos e circunstâncias que fazem nascer um líder. De onde brota a vontade, inteligência e capacidade de alguém que acaba tornando-se um líder. Não obstante nossos olhos presenciaram durante os tempos o surgimento de guias que foram percussores de novos tempos. Como nasceram esses ícones das novas gerações? O que diz a história a respeito destes que guiaram os destinos de muitas pessoas e mudaram o futuro? Nasceram para serem líderes ou foram treinados para construir novos caminhos e serem formadores de opinião?
Na verdade, se formos estudar a forma como nasceram os lideres apenas da era “Pós Cristo”-não precisamos ir muito longe- veremos que a maioria deles surgiu espontaneamente e não foram treinados para a função. A capacidade de liderança é inerente ao ser humano e todos nós a temos, poucos, porém, conseguem colocar essa condição em prática quando se trata da relação com seu semelhante. A liderança não pode ser uma imposição, deve ser sim uma conquista baseada na capacidade de adquirir conhecimento e mostrar as virtudes intelectuais.
Partindo do principio de que todos nós queremos ter sucesso na vida e essa liderança representa uma forma de mostrar que somos vencedores na sociedade em que vivemos, a maioria das pessoas irá buscar sempre essa oportunidade de ser o primeiro, estar na frente. “Inteligente é a pessoa que adquire conhecimento e sabe colocar em pratica o que aprendeu”. Será que esta afirmação está totalmente correta? Podemos até afirmar que sim. Antes, porém, é preciso dizer que este conhecimento não vem necessariamente e tão somente de estudos aprofundados sobre determinados assuntos. O conhecimento é uma virtude que muitas vezes nasce com determinados seres humanos. È difícil explicar o porquê disso. Como explicar Luiz Inácio Lula da Silva? Um exemplo bem próximo de liderança. Um simples torneiro mecânico que virou líder de uma nação. Quais as faculdades de Lula? Que curso que o operário de chão de fábrica freqüentou ainda jovem? Fez especialização onde? Isso é o que chamamos da tal “Liderança Inerente”. Ser líder, ícone, modelo de guia, percussor de novos tempos e idéias nem sempre vem com treinamentos. Precisamos nascer com os genes da liderança e usar a inteligência e autoconhecimento para mostrar a quem caminha ao nosso lado onde devemos chegar e de que forma isso deverá ser feito.
A liderança inerente é mostrada pela inteligência que nasce com o individuo, a capacidade de absorver tudo o que sente e a forma clara e objetiva com que consegue passar isso adiante. Não há cursos que consigam transformar em um líder quem não tiver em seu disco rígido as idéias inteligentes e as melhores virtudes.
É obvio que alguns poderiam afirmar que os tempos são outros e hoje estamos na era da comunicação. O processo de globalização das informações faz mesmo com que os lideres da atualidade sejam treinados pela mídia e o dia-a-dia. No entanto, isso nunca fará com que a tese da inerência em relação à liderança possa mudar. O treinamento criará sempre lideres escravos de um modelo pronto que deu certo. A inteligência de um líder nato irá sim criar os modelos que darão certo.
O mercado busca líderes e a sociedade como um todo sempre estará sendo guiada por lideres. È necessário a capacidade de saber sempre escolher os melhores para a função? A resposta é não. O líder nunca será escolhido por nós ou nossos chefes. O líder nascerá sempre sozinho e mostrará por si só que tem a capacidade de exercer a função de monitor de idéias e percussor de rumos diferentes. È preciso ficar atento ao nascimento destes lideres e as empresas que souberem dar espaço e vazão a criatividade destas pessoas estarão sempre à frente do seu tempo. Identificado o poder de liderança de alguns de seus funcionários cabe aos diretores e proprietários de empresas oportunizarem o subsidio do conhecimento técnico ao líder inerente. È básico que um líder tenha uma visão correta da empresa e sua missão na mesma. Isso se adquire através de cursos e palestras. Se não sabe o que quer e o que a empresa quer, dificilmente transmitirá aos demais uma mensagem clara e firme. Se não sabe qual é a visão da companhia, aonde deseja dirigir-se, também não saberão seus subordinados, e apesar da liderança própria, sempre criará a seu ao redor uma imagem de insegurança.
Por último, o líder mesmo sendo nato e ter nascido para exercer o papel de guia, deve conhecer as pessoas que lhe rodeia, valorizar suas opiniões e entender a diversidade. È nesta hora que cursos de integração, especialização e aperfeiçoamento podem fazer a diferença e transformar um líder inerente no melhor de todos os líderes.


Joel Wernke
Patrícia Jocken da Silva
Marcio Dacorégio

Nenhum comentário:

Postar um comentário